Iniciar sessão
Skip Navigation Links
Ignorar hiperligações de navegação
English
Portugues
INSEF
COMO É FEITO
ATIVIDADES
COMUNICAÇÃO
Resultados
Contactos
Infográficos

ATIVIDADES 

FEVEREIRO DE 2017

O INSEF foi apresentado no V Congresso Nacional de Saúde Pública que teve lugar no Porto nos dias 16 e 17 de Fevereiro de 2017. Foram apresentadas 3 comunicações orais que focaram os objetivos, métodos e implementação do INSEF e os resultados do inquérito referentes à diabetes e à hipertensão e uma comunicação em painel sobre os fatores associados à vacinação antigripal regular em doentes crónicos.

 

DEZEMBRO DE 2016

Decorreu no dia 19 de Dezembro de 2016 a visita dos Representantes dos Países Doadores das EEA Grants às instalações do INSA em Lisboa para acompanhamento das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto.

Estiveram presentes na visita um representante do Instituto Norueguês de Saúde Pública (Donor Program Partner), Solfrid Johansen, um representante da Real Embaixada da Noruega em Portugal, Alida Endresen, representantes do Ponto Focal Nacional, Maria João Lóis e Carlos Torres, representantes do Núcleo Executivo do Programa Iniciativas em Saúde Pública das EEA Grants, Isabel Oliveira, Joana Almeida e Susana Eusébio, para além do Presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, do Coordenador Geral do projeto, Carlos Matias Dias, do Coordenador Executivo do projeto, Baltazar Nunes e de elementos da equipa executiva do INSA, Marta Barreto, Liliana Antunes, Vânia Gaio e Irina Kislaya. 

Nesta reunião foram apresentados os métodos e a implementação do INSEF, bem como os principais resultados obtidos. Foram também apresentados os produtos gerados e o impacto nos meios de comunicação social. Por fim foram apresentados os passos seguites do projeto e discutidas perspectivas futuras.

 

NOVEMBRO DE 2016

O INSEF foi apresentado na 9th European Public Health Conference: All for Health, Health for All que teve lugar em Viena, Áustria, de 9 a 12 de Novembro de 2016. As comunicações em painel apresentadas focaram os métodos e os resultados do inquérito referentes à obesidade, à hipertensão, ao colesterol e à saúde oral.

Veja aqui o trabalho apresentado:

The first Portuguese National Health Examination Survey (2015): design, planning and implementation

Socioeconomic inequalities in obesity prevalence: Portuguese Health Examination Survey results

Prevalence of Hypertension in Portugal: Results from the First National Health Examination Survey

Prevalence of Elevated Cholesterol in Portugal: National Health Examination Survey (2015) Results

Inequalities in oral health: results from the First Portuguese National Health Examination Survey

 

 

OUTUBRO DE 2016

No âmbito do Fundo para as Relações Bilaterais entre os promotores dos projetos financiados pelo Programa Iniciativas em Saúde Pública e as entidades parceiras dos Países Doadores, o INSA obteve financiamento adicional para a organização de 2 workshops de formação, cujos formadores serão elementos do Instituto Norueguês de Saúde Pública e que se irão realizar nas instalações do INSA em Lisboa. Um destes workshops foi sobre análise estatística de desigualdades em saúde usando dados de inquéritos e realizou-se nos dias 24 e 25 de Outubro de 2016, sendo os formadores o Prof. Philipp Hessel e o Prof. Vegard Skirbekk do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

 

Sessão de formação do Workshop 

 

Fotografia de grupo dos participantes no Workshop de 24 e 25 de Outubro

 

SETEMBRO DE 2016

Foi apresentada uma comunicação em painel sobre a coleção de amostras do INSEF na Europe Biobank Week que teve lugar em Viena, Áustria, de 13 a 16 de Setembro de 2016.

Veja aqui o trabalho apresentado:

Profile of the Portuguese Health Examination Survey Biospecimen Collection

 

A 6ª reunião do Grupo Coordenador do INSEF realizou-se no dia 30 de Setembro de 2016, nas instalações do INSA em Lisboa, tendo contado com a presença da equipa executiva do INSA, do ponto focal do Instituto Norueguês de Saúde Pública e dos pontos focais das 7 regiões de saúde do País.

Nesta reunião foi feito um ponto de situação do projeto e foram apresentados o plano de análise e divulgação dos dados INSEF e a proposta de uma nova candidatura ao Fundo de Relações Bilaterais do Programa Iniciativas em Saúde Pública. Foram também debatidos aspetos relacionados com a organização dos 2 workshops realizados no âmbito do Fundo de Relações Bilaterais e com a organização das Conferências Regionais do INSEF. Por fim debateram-se questões relacionadas com os próximos passos e com o futuro da rede INSEF.

 

JULHO DE 2016

O Instituto Ricardo Jorge e a Administração Regional de Saúde do Algarve promoveram, no dia 29 de Julho, a Conferência Regional do INSEF no Algarve. Esta sessão de apresentação dos resultados obtidos no Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) na região do Algarve teve lugar no auditório da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Delegação Regional do Algarve, em Faro.

A sessão teve como objetivo a apresentação na região do Algarve dos resultados obtidos no âmbito deste inquérito, nomeadamente de indicadores sobre o estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população. A conferência contou com a participação do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, João Moura Reis, do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, Fernando Almeida, do Coordenador Geral do INSEF, Carlos Matias Dias, do Coordenador Executivo do INSEF, Baltazar Nunes, da Delegada Regional de Saúde do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, da Responsável pelo PNPC Tabagismo da ARS Algarve, Clara Garcia, da Responsável regional pelo PNPAS da ARS Algarve, Teresa Sofia Sancho, e do Presidente da Câmara Municipal de Monchique e vice-presidente da AMAL, Rui André, entre outros especialistas do Instituto Ricardo Jorge e da ARS Algarve envolvidos na realização do INSEF.

A Região do Algarve apresenta as prevalências mais baixas de obesidade, diabetes e hipertensão comparativamente às restantes regiões do país. No que diz respeito aos cuidados preventivos ao nível da saúde oral, na prevenção secundária da doença oncológica e nos determinantes e fatores de risco para a saúde, como o consumo de tabaco ou o sedentarismo, os resultados do Algarve encontram-se dentro da média nacional, de acordo com os primeiros resultados gerais do INSEF.

 

Sessão de abertura da Conferência Regional do INSEF no Algarve

Sessão de apresentação de resultados da Conferência Regional do INSEF no Algarve

Sessão de apresentação de resultados da Conferência Regional do INSEF no Algarve

Para mais informação visite o website da ARS Algarve.

 

MAIO DE 2016

Os resultados gerais do primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) foram apresentados publicamente, no dia 31 de Maio, numa conferência que teve lugar no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

A "1ª Conferência do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico: um olhar atento à saúde dos portugueses" contou com a presença de S. Ex.ª o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Na sessão de abertura da Conferência estiveram ainda presentes S. Ex.ª o Embaixador do Noruega em Portugal, Ove Thorsheim, S. Ex.ª o Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, Ricardo Mestre, S. Ex.ª a Coordenadora-adjunta da Unidade Nacional de Gestão das EEA Grants, Maria João Lois, e S. Ex.ª o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Fernando de Almeida.

 

Sessão de abertura da 1ª Conferência do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico

Na Conferência foi apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito do INSEF e foram apresentados os primeiros resultados deste inquérito, que incidiram sobre as desigualdades sociodemográficas da distribuição do estado de saúde (obesidade, diabetes, hipertensão arterial), dos determinantes de saúde e fatores de risco (atividade física, alimentação, tabaco) e dos cuidados de saúde preventivos (saúde oral, prevenção secundária da doença oncológica) da população residente em Portugal em 2015.

Comentaram os resultados obtidos neste inquérito o Diretor do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, José Pereira Miguel, o Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, João Pereira, o Médico especialista em Saúde Pública e Professor do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Alcindo Maciel Barbosa, e o Ponto Focal do Instituto Norueguês de Saúde Pública para o INSEF, Heidi Lyshol, tendo este painel sido moderado pelo Coordenador Geral INSEF e Médico especialista em Saúde Pública, Carlos Matias Dias.

 

Comentários da 1ª Conferência do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico

 

De forma a promover a troca de experiências regionais, bem como o desenvolvimento de recomendações e estratégias que poderão facilitar o trabalho de campo e a recolha de dados em futuros inquéritos, o Instituto Ricardo Jorge organizou, no dia 30 de maio, nas suas instalações em Lisboa, um workshop com as equipas regionais do INSEF. Participaram nesta iniciativa elementos que estiveram envolvidos na recolha de dados do INSEF ao longo das 40 semanas de trabalho de campo: coordenadores regionais, enfermeiros, assistentes técnicos e técnicos de análises.

 

Fotografia de grupo dos participantes no Workshop das Equipas Regionais do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico

 

ABRIL DE 2016

A 7ª reunião de trabalho com o ponto focal do Instituto Norueguês de Saúde Pública decorreu nos dias 4 a 6 de Abril de 2016, nas instalaçoes do INSA em Lisboa.

Nesta reunião foi feito um ponto de situação do projeto e foi apresentada e debatida a estratégia de reporte e disseminação de resultados. Foi também apresentada a estratégia de validação e de avaliação de qualidade dos dados.

 

MARÇO DE 2016

A 5ª reunião do Grupo Coordenador do INSEF realizou-se no dia 4 de Março de 2016, nas instalações do INSA em Lisboa, tendo contado com a presença da equipa executiva do INSA e dos pontos focais das 7 regiões de saúde do País.

Nesta reunião foi feito um ponto de situação do projeto, no que respeita ao recrutamento, materiais recebidos no INSA e carregamento das bases de dados. Foi apresentada a estratégia para elaboração do plano de análise de dados e debateram-se questões relacionadas com a organização das atividades futuras do projeto.

 

DEZEMBRO DE 2015

O trabalho de recolha de dados foi finalizado nas 7 regiões de saúde do País. Ao longo das 40 semanas em que decorreu o trabalho de recolha de dados no terreno, e no qual estiveram envolvidos cerca de 200 profissionais em todo o País, foram realizados mais de 30 mil telefonemas e 5881 marcações que permitiram recrutar 4937 participantes, ultrapassando a meta prevista de incluir neste estudo 4200 pessoas residentes em Portugal.

 

NOVEMBRO DE 2015

O INSEF recebeu nos dias 4 a 6 de Novembro de 2015 a visita de elementos do Centro de Referência de Inquéritos de Saúde com Exame Físico (EHES Reference Centre) sediado no Instituto Nacional de Saúde e Bem-estar da Finlândia.

Nesta visita foram realizadas deslocações a um local de recolha de dados e a um dos laboratórios participantes no INSEF para acompanhamento do trabalho de recolha de dados, de realização das análises clínicas e do processamento, armazenamento e transporte das amostras biológicas.

Nas reuniões de trabalho com a equipa executiva do INSA foram discutidos todos os procedimentos referentes à preparação do trabalho de campo, ao trabalho de recolha de dados, ao controlo de qualidade dos dados recolhidos, à análise estatística e ao reporte e disseminação dos resultados do projeto.

 

OUTUBRO DE 2015

O INSEF foi apresentado na 8th European Public Health Conference: Health in Europe – from global to local policies, methods and practices que teve lugar em Milão, Itália, de 14 a 17 de Outubro de 2015. As comunicações em painel focaram o recrutamento, a monitorização do trabalho de recolha de dados e a perspetiva das equipas de campo sobre a adesão da população ao inquérito.

Veja aqui o trabalho apresentado:

Participants’ recruitment: preliminary results of Portuguese National Health Examination Survey

Portuguese National Health Examination Survey: Lessons From Data Collection Monitoring

Population's adherence to the Portuguese Health Examination Survey: the perspective of fieldwork teams

 

SETEMBRO DE 2015

Foi dada formação às equipas de campo das regiões de Lisboa e Vale do Tejo e da Região Autónoma dos Açores.

Foram realizados os estudos pilotos nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e da Região Autónoma dos Açores.

O trabalho de recolha de dados foi retomado na Região Autónoma da Madeira e foi iniciado nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e na Região Autónoma dos Açores.

 

JULHO DE 2015

O INSEF foi apresentado na 6th Conference of the European Survey Research Association (ESRA) que teve lugar em Reiquejavique, Islândia, de 14 a 17 de Julho de 2015. As apresentações focaram o desenvolvimento do questionário e o processo de amostragem.

Veja aqui o trabalho apresentado:

Sample Design of Portuguese National Health Examination Survey

Portuguese National Health Examination Survey: questionnaire development

 

JUNHO DE 2015

O Norte, Centro, Alentejo e Algarve terminaram com um notável sucesso a recolha de dados nas respetivas regiões. O número mínimo de participantes pretendido foi superado por todas as equipas regionais.

O INSEF foi apresentado no 42º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas - 1º Congresso de Controle de Qualidade Laboratorial dos Países de Língua Portuguesa, que teve lugar no Rio de Janeiro nos dias 21 a 24 de junho de 2015. A comunicação em painel apresentada abordou a influência das condições pré-analíticas no nível de hemólise das amostras de soro e plasma recolhidas

Veja aqui o trabalho apresentado:

Influência das condições pré-analíticas no índice de hemólise: resultados preliminares do 1º Inquérito Nacional de Saúde.com Exame Físico

 

MAIO DE 2015

A 4ª reunião do Grupo Coordenador do INSEF realizou-se nos dias 26 e 27 de maio de 2015, nas instalações do INSA em Lisboa, tendo contado com a presença da equipa executiva do INSA e dos pontos focais das 7 regiões de saúde do País e do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

Nesta reunião foi feito um ponto de situação do projeto, no que respeita à amostragem, recrutamento e trabalho de recolha de dados. Foram apresentadas as taxas de participação obtidas nos primeiros locais de recolha, bem como uma breve caracterização dos participantes. Abordaram-se os procedimentos de controlo de qualidade do trabalho de campo e discutiram-se os resultados das avaliações efetuadas. Foram ainda apresentados os planos de tratamento de dados e de divulgação dos resultados e visitaram-se as instalações do futuro biobanco do INSEF que será constituído no âmbito do projeto.

4ª Reunião do Grupo Coordenador

 

A 2ª reunião da Comissão de Acompanhamento do INSEF decorreu no dia 27 de maio de 2015 e estiveram presentes elementos da referida Comissão, incluindo representantes dos principais decisores na área da saúde em Portugal e peritos individuais, e do Grupo Coordenador. Nesta reunião foi feito um ponto de situação do projeto e foi apresentado o trabalho desenvolvido no que respeita ao processo de amostragem e taxas de resposta, ao controlo de qualidade e acompanhamento das equipas de campo e à implementação do biobanco do INSEF. Foi também apresentado o plano de divulgação dos resultados que está a ser desenvolvido.

2ª Reunião da Comissão de Acompanhamento

 

ABRIL DE 2015

Dois elementos da equipa executiva do INSEF deslocaram-se a Oslo, Noruega, para uma visita ao Biobanco do Instituto Norueguês de Saúde Pública, de forma a adquirir conhecimentos sobre as melhores práticas internacionais de recolha, manuseamento e armazenamento de amostras biológicas.

O INSEF foi apresentado na 7ª Reunião Cientifica da Sociedade Portuguesa de Química Clinica, Genética e Medicina Laboratorial, que teve lugar em Braga no dia 18 de abril de 2015.

Veja aqui o trabalho apresentado:

Influência das condições pré-analíticas no índice de hemólise: resultados preliminares do 1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico

 

FEVEREIRO DE 2015

Iniciou-se o trabalho de campo nas regiões Norte, Centro, Algarve e Alentejo.

 

JANEIRO DE 2015

Foram realizados os estudos piloto nas regiões Norte, Centro, Alentejo, Algarve e Região Autónoma da Madeira.

 

DEZEMBRO DE 2014

Decorreram as ações de formação nas equipas de campo das regiões Norte, Algarve, Alentejo e Região Autónoma da Madeira.

 

NOVEMBRO DE 2014

lniciaram-se as ações de formação das equipas de campo regionais, tendo decorrido a formação das equipas das regiões do Algarve e do Centro.

 

OUTUBRO DE 2014

A 3ª reunião do Grupo Coordenador do INSEF decorreu nos dias 23 e 24 de outubro de 2014 nas instalações do INSA em Lisboa, tendo estado presentes os elementos da equipa executiva do INSA e os pontos focais das 7 regiões de saúde do País e do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

Nesta reunião foram abordados a segunda fase do processo de amostragem e o planeamento do trabalho de campo no que respeita à seleção dos locais de observação, seleção das equipas de campo e calendarização do trabalho de recolha de dados.  Foi também feita uma apresentação global do exame físico e entrevista que incluiu uma sessão prática. Foram também debatidas questões administrativas, jurídicas e de gestão e foi apresentado o plano de comunicação do projeto.

 

3ª Reunião do Grupo Coordenador

 

JUNHO DE 2014

A 2ª reunião do Grupo Coordenador do INSEF decorreu nos dias 3 e 4 de junho de 2014, nas instalações do INSA em Lisboa, e estiveram presentes a equipa executiva do INSA e os pontos focais das 7 regiões de saúde do País e do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

Nesta reunião foi feito um ponto de situação do projeto e foram discutidos os próximos passos para a sua execução. Foram abordados os processos de amostragem, recrutamento e trabalho de campo e debatidas questões administrativas, jurídicas e de gestão.

2ª Reunião do Grupo Coordenador

 

A 1ª reunião da Comissão de Acompanhamento do INSEF realizou-se no dia 4 de junho de 2014 e contou com a presença do grupo Coordenador, para além dos membros da referida Comissão, que inclui representantes dos principais decisores na área da saúde em Portugal e peritos individuais. Nesta reunião, o projeto foi apresentado à Comissão de Acompanhamento e o protocolo do INSEF foi revisto com algum detalhe, especialmente no que diz respeito ao processo de amostragem, recrutamento e trabalho de campo. Foi apresentado o trabalho desenvolvido no primeiro semestre, bem como os próximos passos na execução do projeto.

 

1ª Reunião da Comissão de Acompanhamento