Iniciar sessão
Skip Navigation Links
Ignorar hiperligações de navegação
English
Portugues
INSEF
ATIVIDADES
Resultados
Contactos
Infográficos
INSEF-ExpoQuim

OBJETIVOS

O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos Portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública.

Os objetivos específicos são seguintes:

1) recolher dados ao nível nacional e regional em 2014/2015;

2) analisar, reportar e disseminar resultados em 2015/2016;

3) promover a utilização dos dados recolhidos em 2014/2015 em projetos colaborativos regionais, nacionais e internacionais;

4) reforçar a estrutura do INSEF ao nível nacional e regional;

5) reforçar a cooperação internacional na implementação nacional do INSEF.

 

PARCEIROS

O INSEF é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P.), em parceria com o Instituto Norueguês de Saúde Publica e em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e com as Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

FINANCIAMENTO

O Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) é desenvolvido no âmbito do projecto “Improvement of epidemiological health information to support public health decision and management in Portugal. Towards reduced inequalities, improved health and bilateral cooperation”, financiado pelo Programa Iniciativas em Saúde Pública, ao abrigo do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) 2009-2014 e pelo Governo de Portugal. O projeto beneficia de um apoio financeiro de cerca de 1.500.000€ concedido pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através das EEA Grants.

 

COMO É FEITO

Em cada região serão selecionados, de forma aleatória, 7 Centros de Saúde, estratificados por área urbana e rural, com probabilidade proporcional à dimensão da população da sua área de influência. Numa segunda fase serão escolhidos aproximadamente 215 indivíduos da lista de utentes de cada Centro de Saúde selecionado, de forma a obter aproximadamente 90 observações válidas. Os indivíduos selecionados serão convidados por carta e posteriormente contactados por telefone para apresentação do estudo e agendamento da entrevista e exame físico.

Consentimento Informado

Após assinatura de um Consentimento Informado, será recolhida informação sobre características demográficas e socioeconómicas; estado de saúde, doença e incapacidade; determinantes e fatores de risco e cuidados de saúde, usando para o efeito questionários validados e anteriormente utilizados nos Inquéritos Nacionais e Europeus de Saúde por entrevista e no piloto do Inquérito Europeu com Exame Físico.

 

Consentimento informado

Exame Físico

O exame físico envolverá a medição da pressão arterial, do peso, da altura e do perímetro da cintura e da anca.

           

                   Exame físico: medição da tensão arterial                                         Exame físico: medição da altura 

Análises Clínicas

Será colhida uma amostra de sangue para análise clinicas (colesterol total, HDL, LDL, triglicéridos e hemograma), o restante sangue será enviado para o Instituto Ricardo Jorge e armazenado num biobanco sobre a forma de soro, plasma e DNA.

Análises clínicas

Questionário

O questionário é a última etapa deste procedimento e é formado por um conjunto de perguntas que se inserem em 23 secções diferentes. Algumas das áreas contempladas dizem respeito ao perfil do entrevistado, perceção do seu estado de saúde, avaliação funcional, incapacidades, saúde oral, medicamentos, hábitos de vida, cuidados preventivos e de saúde.

Questionário

 

Benefícios

A sua participação proporcionará a aquisição de conhecimentos que poderão vir a beneficiá-lo a si e à sua família e a toda a população portuguesa em geral. Para além disto, os resultados das análises clínicas e do exame físico serão enviados ao seu médico assistente para conhecimento e possível intervenção no caso de estes serem importantes para a sua saúde.

Ética

Este projeto foi previamente submetido às Comissões de Ética e foi aprovado. Assim, apenas investigadores devidamente autorizados terão acesso à informação anónima e às amostras deste estudo, sendo esse acesso sujeito à supervisão e aprovação prévia do responsável do INSEF, da Comissão de Ética e da Comissão Científica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P. (INSA, I.P.). A identificação dos participantes nunca será tornada pública e será sempre salvaguardada a sua privacidade e anonimato. Os dados e materiais serão armazenados nas instalações do INSA com a máxima segurança. Lembramos que a sua participação neste estudo é  inteiramente voluntária. Pode recusar colaborar ou desistir em qualquer altura, sem ter que apresentar qualquer justificação e sem consequências. Caso resolva desistir as informações recolhidas e as suas amostras serão imediatamente destruídas.

 

Panfletos

Panfleto_Participantes

Panfleto_Profissionais de saude

 

Comunicado de imprensa

Comunicado de Imprensa - 27 de janeiro de 2015

Perguntas e respostas

 

Newsletter

INSEF Newsletter N1

INSEF Newsletter N2

INSEF Newsletter N3

INSEF Newsletter N4

INSEF Newsletter N5